segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Poda neural ou Apoptose

     A poda neural ou apoptose acontece várias vezes ao longo da vida, porém as mais intensas são na primeira infância e na adolescência. Elas são importantes para que o cérebro se organize e se especialize.

    Mas o que é essa poda neural? É um processo que ocorre dentro do cérebro que resulta na redução do número total de neurônios e sinapses (que são responsáveis pela transmissão das informações por todo o Sistema Nervoso Central e no nosso organismo para incorporar aprendizados). 

    Portanto, as conexões que não foram fortalecidas, ou seja, que não estão ou não forma muito utilizadas, serão eliminadas.

    Esse processo é importante para ampliar o repertório de interesses e aprendizados que serão, realmente, importantes para o desenvolvimento nas mais diversas áreas. 

    Por isso, a importância de reforçarmos o aprendizado: quanto mais experimentarmos determinado estímulo em frequência, intensidade, mais forte estas conexões também irão se tornando. 

    Logo, é imprescindível oferecermos experiências saudáveis para que formemos conexões saudáveis e fortalecidas. 

    Mas, por que ocorrem essas podas? Porque a criança  recebe muitos estímulos nessas fases e, conforme, elas crescem algumas dessas sinapses, naturalmente, passam a ser menos utilizada, então o cérebro identifica os neurônios mais usados e os classifica como essenciais para sua sobrevivência, descartando os outros. 

    Contudo, devido à dificuldade nos processos de aprendizagem da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autismo), os efeitos dessa poda podem ser um pouco mais significativos no desenvolvimento e manutenção de habilidades, pois podem ocorrer perda de algumas habilidades já adquiridas, mas que foram pouco usadas no dia a dia da criança. 

    Todavia, apesar da morte dos neurônios ser irreversível, não é um quadro imutável. Pois, devida a neuroplasticidade (capacidade que o cérebro tem de se readaptar), é possível por meio de intervenções eficazes, desenvolver habilidades perdidas, assim como novas. Ou seja, por meio de treinamento, repetições e estimulações adequadas, é possível recuperar grande parte dessas habilidades. É nesse aspecto que a psicopedagogia/neuropsicopedagogia e a psicomotricidade são importantes para realizar essas estimulações adequadas e enriquecidas a fim de estimulara as habilidades essenciais para o pleno desenvolvimento dessa criança. 

    Outro aspecto relevante no desenvolvimento da adolescência é: as experiências que vivenciamos durante essa fase, assim como nossos hábitos e aprendizados moldam o adulto que seremos. Por isso, devemos sempre estimular e desenvolver experiências saudáveis ao longo do desenvolvimento da criança e adolescente.  

Fabiana S. Simões
Psicopedagoga/Neuropsicopedagoga/Psicomotricista/
Especialista em Educação Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada - ABA
SBNPp10965

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...