quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de um cuidado especial de nós professores. 

    Mas, o que é o PEI? É o Plano Educacional Individualizado, dedicado aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. Ou seja, é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação deste público-alvo. Porém, para sua elaboração, os professores podem e devem contar com a participação dos profissionais externos que acompanham essa criança. 

    De acordo com Débora Pereira: "O PEI é considerado uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados do aluno. O registro ou mapeamento do que o sujeito já alcançou e o que ainda necessita alcançar é fundamental para que se possa pensar o que vai ser feito para que ele atinja os objetivos traçados."

    Cada aluno é único e aprende, portanto de uma maneira diferente, por isso o PEI é individual e deve ser planejado específico para a necessidade daquele aluno em questão. Além disso, o PEI deve ser flexível e revisado periodicamente para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do aluno, fazendo as alterações sempre que necessário. 

    Porém, como elaborar? 

   Primeiro, precisamos conhecer o aluno, traçar um perfil, identificar habilidades, competências e os conhecimentos existentes e os que precisam ser desenvolvidos. Como? Por meio de avaliações práticas e escritas. 

    Em seguida , deve-se estabelecer metas a longo, médio e curto prazo. É importante avaliar o que a criança deve aprender em cada espaço de tempo a partir do seu perfil e necessidades. 

    Depois disso, é preciso elaborar o cronograma, ou seja, definir como e quando essas metas serão executadas. Para então, definir como esse aluno será avaliado. Lembrando que a avaliação deve ser diária, não apenas pelo sistema de provas ou trabalhos. Deve-se levar em consideração a evolução diária desse aluno, assim como a participação nas atividades de aula. 

    Outro aspecto relevante que deve ser considerado durante a elaboração do PEI são os serviços especializados e complementares, ou seja, os profissionais que acompanham a criança fora da sala de aula, assim como também pode-se oferecer sugestões e ideias. Caso, se a criança não tenha um acompanhamento profissional fora da escola, é importante encaminhá-la ao profissional mais adequado a sua necessidade. 

    Vale ressaltar que sempre que for preciso pode haver modificações no programa e a escola precisa se estruturar a fim de obter todo o suporte para essas alterações. Além disso, é necessário adaptar materiais e os recursos pedagógicos de acordo com a necessidade de cada aluno a fim de realizar uma verdadeira inclusão. 

    Espero ter ajudado! Até a próxima!!!

Fabiana S. Simões
Psicopedagoga/
Neuropsicopedagoga/
Psicomotricista/
Especialista em Educação Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada - ABA
SBNPp10965


Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...