sábado, 6 de fevereiro de 2021

Intervenção Psicopedagógica x Reforço Escolar

  É comum a confusão entre o que é atendimento psicopedagógico e o reforço escolar. O que gera a dúvida na escolha que atenda o que se procura. 

  Primeiro, é necessário entender o que significa cada um deles para depois analisar e decidir o que se precisa naquele momento. 

 A psicopedagogia é a área que estuda e atua no processo de aprendizagem, como o sujeito aprende, seu objeto de estudo é a aprendizagem humana. Portanto, tem como objetivo investigar e identificar as origens da dificuldade ou transtorno de aprendizagem que pode ser cognitiva, comportamental ou social. Desta forma, atua desenvolvendo as habilidades e funções cognitivas necessárias para a aquisição da aprendizagem. 

   O atendimento psicopedagógico pode ser: preventivo ou interventivo, mas ambos passam pela avaliação, criação de hipóteses para então ser traçada a intervenção a fim de melhorar o processo de aprendizagem para que o aprendente tenha o tão esperado sucesso acadêmico e/ou profissional. 

  O psicopedagogo planeja sua intervenção baseada em sua avaliação prévia, e usa diferentes métodos como jogos, brincadeiras, dramatizações, assim como atividades pedagógicas, a fim de trabalhar os aspectos deficitários do aprendente.

  Devida as complexidades das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia tem caráter multidisciplinar, buscando o conhecimento de diversas áreas do conhecimento, além da pedagogia e da psicologia, tais como: os fundamentos da biologia, linguística, filosofia e as ciências neurocognitivas. A junção dessas ciências forma o alicerce da prática psicopedagógica. 

    E por ela focar na aprendizagem humana, seu campo de atuação não se restringe à criança e seu contexto escolar. Pois, as dificuldades sejam elas oriundas de um transtorno ou não*, causam impactos não apenas no ambiente escolar, mas na vida social e afetiva desse sujeito em qualquer fase de sua vida. E, a psicopedagogia atuará com estratégias e avaliações distintas para cada etapa de vida: criança/adolescente - adultos/idosos. 

    A intervenção psicopedagógica clínica só pode ser realizada por profissional especializado em Psicopedagogia Clínica (Especialização lato-sensu). 

    Já o reforço escolar foca no conteúdo escolar, tem o objetivo de tirar dúvidas, auxiliar nos deveres de casa, ajudar no estudo para as provas, ou seja, reforçar os conteúdos dados na escola. É pontual. Atua apenas nos conteúdos dados na aula. 

  O professor do reforço poderá usar diferentes metodologias para sanar as dúvidas que o aluno apresenta, ou quando não há dúvidas, o professor irá ajudá-lo com as tarefas de casa e/ou com revisões para as provas. 

    Portanto, o reforço escolar não atua nas causas da dificuldade, apenas no conteúdo em que se encontra a dúvida e/ou nos deveres de casa. Ao contrário da psicopedagogia que se preocupa e atua diretamente desenvolvendo as habilidades cognitivas essenciais para a aquisição do conhecimento, proporcionando ao aprendente autonomia e consequentemente possibilidades dele acompanhar os conteúdos escolares, sem necessitar sempre do reforço como apoio, como bengala. 

    Logo, compreendida a função de cada área, é o momento de analisar criteriosamente o que você procura e deseja para finalmente optar conscientemente ou pelo tratamento psicopedagógico ou apenas pelo reforço escolar.  

    Espero que eu tenha contribuído, sanado a dúvida e auxiliado na escolha certa.

 

* leia: Dificuldade de Aprendizagem x Transtorno Específico da Aprendizagem aqui nesse blog para compreender a diferença entre dificuldade e transtorno. E, assim entender o que seria uma dificuldade oriunda de um transtorno ou não. disponível em: https://profpsicopedagogafabisa.blogspot.com/2020/12/dificuldade-de-aprendizagem-x.html 

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...