sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Dificuldade de Aprendizagem x Transtorno Específico da Aprendizagem

    É muito importante sabermos a diferença entre transtorno de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem para atuarmos efetivamente e ajudar esse sujeito no seu processo ensino aprendizagem. 

    Transtorno específico da aprendizagem, de acordo com o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), é um transtorno do neurodesenvolvimento com uma origem biológica que é a base das anormalidades no nível cognitivo as quais são associadas com as manifestações comportamentais. Ou seja, são condições em que existe uma dificuldade permanente, constante de reconhecimento da informação durante o processo da aprendizagem, ao longo do desenvolvimento da criança. Portanto, justificam a dificuldade em aprender. 

    Já a dificuldade de aprendizagem não é considerada patológica. São fatores externos que geram essa dificuldade na criança, como por exemplo, aspectos emocionais: estresse, depressão, ansiedade; tristeza; aspectos afetivos como por exemplo, mudou de escola, mudou a professora; aspectos ambientais ou sociais como fome, não ter um local adequado para estudar. Enfim, a dificuldade de aprender não necessariamente é um transtorno de aprendizagem. Logo, será transitória.

    De acordo com os manuais (CID-10 - Código Internacional de Doenças - e DSM-V), os transtornos não podem ser consequência de: falta de oportunidade de aprender, interrupções educacionais devido à mudança escolar, traumatismos ou doença cerebral adquirida, comprometimento global da inteligência, assim como visuais e auditivos não corrigidos. Por isso, que a avaliação multiprofissional é de suma importância antes de finalizar um diagnóstico e consequentemente iniciar uma intervenção. 

    Em ambos os manuais, apresesentam basicamente três tipos de transtornos específicos: com prejuízo na leitura (popularmente conhecido com dislexia), com prejuízo na matemática (popularmente conhecido como discalculia) e com prejuízo na expressão escrita (popularmente conhecido como disortografia). 

  Outro aspecto importante quando nos referimos aos transtornos específicos de aprendizagem é que a dificuldade gerada pelo transtorno não é em uma disciplina específica, gera prejuízos em diversas matérias escolares. Por exemplo, a dislexia por ser um transtorno caracterizado por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, assim como  na decodificação e na ortografia, esse indivíduo terá dificuldades na alfabetização, e nos anos seguintes apresentará dificuldades nas disciplinas como língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, ou seja, em qualquer disciplina que envolva compreensão textual. Se fosse apenas uma dificuldade pontual em uma determinada matéria ou assunto, não afetaria outras disciplinas. 

    Entretanto, a intervenção psicopedagógica ou neuropsicopedagógica é essencial em ambos os casos, pois irá auxiliar o aprendente no processo ensino aprendizagem e na ressignificação das diferentes fases do desenvolvimento, resgatando o potencial de aprendizagem com as opções interventivas exigidas por cada necessidade desse aluno, como também tem um papel importante para a intervenção junto à família e escola, visto que o ambiente familiar e escolar também influencia no aprendizado e desenvolvimento infantil

    Portanto, é essencial saber distinguir o transtorno específico da aprendizagem da dificuldade de aprendizagem pois os dois têm causas diferentes, consequentemente intervenções distintas, assim como a necessidade de acompanhamento de diferentes profissionais também. 


Referências Bibliográficas: 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2014.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

http://plenamente.com.br/artigo.php?FhIdArtigo=194 

    

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