segunda-feira, 1 de março de 2021

Metodologias ativas



De acordo com a teoria da Pirâmide da Aprendizagem de William Glasser é possível entender como o cérebro apreende as informações. Segundo ele, a porcentagem de assimilação da informação é maior quando há interação de algum modo com o conteúdo. Portanto, metodologias passivas como ler e escutar trazem menos resultado do que as metodologias ativas e interativas como debater e ensinar alguém. 

Existem vários modelos de metodologias ativas. Mas, todas permitem que o aluno seja ativo no processo ensino aprendizagem, ou seja, protagonista da sua própria aprendizagem. São exemplos desse tipo de método: A aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, trabalho em equipe, estudos de caso, exposições, mapas mentais, entre outros.

A aprendizagem baseada em projeto tem como o objetivo associar o aprender ao fazer. É baseado na construção do conhecimento de maneira coletiva a partir de questões levantadas pelo professor. É lançado um desafio, que é o próprio projeto, e como desdobramento desse processo, o conhecimento passa a ser construído de forma ativa, colaborativa e interdisciplinar. Tendo como premissa a entrega de um produto final, conjuntamente com a apresentação do projeto. O papel do professor neste caso é propor as perguntas iniciais, instigar a turma a buscar respostas, indicar caminhos a serem seguidos, mas nunca oferecer as respostas prontas. Porque o aluno é o protagonista da própria aprendizagem e parte fundamental da construção do conhecimento. Portanto, é capaz de desenvolver o senso de responsabilidade, o trabalho em equipe, a criatividade e a pesquisa. 

Já a Sala de aula invertida, é mais indicado para os alunos a partir do ensino médio, por serem mais independentes. A aula é invertida porque basicamente os papéis: aluno e professor se invertem. O professor solicita que os alunos pesquisem, estudem sobre um determinado assunto para apresentarem suas conclusões em sala para os demais da turma. Isso facilita e otimiza o tempo pois os alunos já apresentam algum conhecimento a respeito do assunto a ser tratado em aula, podendo partir para atividades mais práticas, dinamizando a aula. 

As atividades em equipe ou em dupla são muito usadas nas escolas, além de trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, também estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, tais como: colaboração, empatia, escuta ativa, busca de soluções democráticas sobre o assunto em estudo, respeito às opiniões e ideias dos participantes do grupo. 

O estudo de caso é outra metodologia ativa excelente pois por meio de casos reais, o professor induz os alunos à reflexão e à busca de soluções e assim coloca em prática o conteúdo teórico apresentado anteriormente. Além de compreender como os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados no "mundo real". 

As exposições também são bastante usadas em diversos anos escolares, e são excelentes metodologias capazes de compartilhar conhecimentos entre os alunos da própria turma, assim como com outras turmas e até com toda a comunidade escolar. Podem ser desenvolvidas de forma individual ou coletiva. Quando em grupo (coletiva) também estimulam as habilidades socioemocionais.  

E, por último, os mapas mentais podem ser estratégias dos professores para sintetizar o conteúdo exposto ou até mesmo para introduzir um novo assunto a fim de verificar o conhecimento prévio do aluno. Pois, todo conhecimento acontece a partir de um já existente. Esses mapas mentais podem ser feitos de forma individual ou coletiva. 



Porém, seja qual for a metodologia ativa em uso, seu objetivo será incentivar o aluno a aprender de maneira autônoma e participativa, ou seja, o estudante é responsável pela construção da sua aprendizagem. E além de desenvolver várias habilidades como autonomia, confiança, senso crítico, responsabilidade, colaboração, aptidões em resolver problemas, protagonismo e empatia; o aprendizado acontece de uma forma mais dinâmica e envolvente. 

Por isso, os professores devem sempre preparar aulas diversificadas e dinâmicas e assim aproveitar a capacidade mental dos alunos de uma forma mais eficaz, combinando metodologias ativas e passivas. 


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