quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Atividade Quantas vezes...?

Hoje trago uma atividade simples que pode ser realizada em sala de aula, consultório de psicopedagogia e até mesmo pelos pais em casa. 

"Quantas vezes...?" , é uma atividade baseada em uma história em que uma determinada palavra é repetida algumas vezes e a criança precisa dizer ao final da mesma quantas vezes essa palavra foi falada. A história precisa ser lida ao aprendente e o mesmo não pode ter tido contato com o texto antes. 

E tem como objetivo desenvolver a atenção, foco, concentração, o controle inibitório (que é uma das funções executivas responsáveis pelo autocontrole), assim como estimular a memória operacional ou de trabalho (também uma das funções executivas que permite armazenar informações de curto prazo, conectar informações, fazer relações, reordenar itens, incluir alternativas, assim como está relacionada à criatividade para separar o todo e reorganizar em novas sequências. Essa habilidade é importante para a compreensão na leitura de um texto, de um filme, até numa conversa.) 

Abaixo, dois textos para a realização dessa atividade:

"Quantas vezes a palavra BRUXA aparece no texto?"

 

BRUXA MUITO TRAVESSA

Era uma vez uma bruxa muito travessa que se chamava Pesadelo. A bruxa tem uma cara grande e na ponta do nariz uma enorme verruga! A bruxa trabalha numa floresta encantada, rodeada de aranhas caranguejeiras com suas enormes teias negras.

Todo santo dia, a bruxa faz no seu imenso caldeirão um banquete delicioso, para suas amigas bruxas queridas. No cardápio, a bruxa Pesadelo, capricha nos quitutes. A bruxa prepara uma deliciosa sopa feita de batatas, baratas e cobras venenosas. A bruxa também prepara um brigadeiro de aranha dos deuses e uma gostosa bebida feita com o extrato dos pesadelos das crianças.

A bruxa Pesadelo usa extrato de pesadelo das crianças para preparar a bebida, para proteger as crianças de terem pesadelos. Então, toda a noite, a bruxa extrai o pesadelo que a criança teria e assim ela só tem lindos sonhos. O pesadelo fica com a bruxa. Entenderam o porquê do nome dela?!

A bruxa Pesadelo e suas amigas bruxas se reúnem na floresta para o banquete e depois de toda comemoração, a bruxa de barriga cheia, pega sua vassoura mágica e voa como louca varrida, feliz da vida por ter protegido as crianças dos pesadelos. Voa, voa, voa para seu castelo no alto de uma colina.

A bruxa Pesadelo é uma bruxa do bem que só quer o bem das crianças e a bruxa adora quando vê uma criança se fantasiando de bruxa para comemorar o Halloween. Você sabe o que é o Halloween? Bem, essa história, a bruxa Pesadelo contará uma outra hora. 

Fabiana Simões

2º exemplo:

"Quantas vezes aparece a palavra AMARELO?"

Era uma vez uma boneca de pano que tinha um vestido amarelo que ficava guardada num quarto amarelo. Ela gostava de passear no jardim amarelo.

Geralmente, sua dona, Mariana, vestia um vestido amarelo e a levava para brincar no jardim amarelo. Lá sentavam-se em um banco amarelo que ficava no meio do jardim amarelo. E dali elas olhavam para o sol amarelo. Depois de um tempo, a menina e sua boneca brincavam com o carro amarelo por horas.

Quando já estava quase escurecendo, a mãe de Mariana a chamava para comer um gostoso lanche, e elas corriam para dentro do prédio amarelo. Na mesa, a mãe dela sempre colocava o garfo amarelo, o prato amarelo e o copo amarelo, esta era a cor preferida tanto da menina quanto de sua boneca de pano amarelo. De lanche tinha sempre queijo amarelo, pão e suco de abacaxi que também é amarelo.

Após, o lanche, as duas corriam para tomar banho no banheiro amarelo. Mariana vestia seu pijama amarelo, deitava-se na cama de lençol amarelo e dormia com sua boneca de pano amarelo. E, assim era o dia de Mariana e sua boneca de pano amarelo.

Fabiana Simões


Além da tarefa de contar quantas vezes a palavra repetida aparece, ainda podemos realizar interpretação de texto, e pode-se pedir que o aprendente ou o aluno reescreva o texto evitando as repetições a fim de estabelecer uma melhor coesão e coerência. 

As possibilidades são infinitas, basta usar a criatividade e de forma lúdica estimular e desenvolver diversas habilidades cognitivas. 

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...