Hoje trago uma atividade simples que pode ser realizada em sala de aula, consultório de psicopedagogia e até mesmo pelos pais em casa.
"Quantas vezes...?" , é uma atividade baseada em uma história em que uma determinada palavra é repetida algumas vezes e a criança precisa dizer ao final da mesma quantas vezes essa palavra foi falada. A história precisa ser lida ao aprendente e o mesmo não pode ter tido contato com o texto antes.
E tem como objetivo desenvolver a atenção, foco, concentração, o controle inibitório (que é uma das funções executivas responsáveis pelo autocontrole), assim como estimular a memória operacional ou de trabalho (também uma das funções executivas que permite armazenar informações de curto prazo, conectar informações, fazer relações, reordenar itens, incluir alternativas, assim como está relacionada à criatividade para separar o todo e reorganizar em novas sequências. Essa habilidade é importante para a compreensão na leitura de um texto, de um filme, até numa conversa.)
Abaixo, dois textos para a realização dessa atividade:
"Quantas vezes a palavra BRUXA aparece no texto?"
BRUXA MUITO
TRAVESSA
Era uma vez uma bruxa muito
travessa que se chamava Pesadelo. A bruxa tem uma cara grande e na ponta
do nariz uma enorme verruga! A bruxa trabalha numa floresta encantada,
rodeada de aranhas caranguejeiras com suas enormes teias negras.
Todo santo dia, a bruxa
faz no seu imenso caldeirão um banquete delicioso, para suas amigas bruxas
queridas. No cardápio, a bruxa Pesadelo, capricha nos quitutes. A bruxa
prepara uma deliciosa sopa feita de batatas, baratas e cobras venenosas. A bruxa
também prepara um brigadeiro de aranha dos deuses e uma gostosa bebida feita
com o extrato dos pesadelos das crianças.
A bruxa Pesadelo usa
extrato de pesadelo das crianças para preparar a bebida, para proteger as
crianças de terem pesadelos. Então, toda a noite, a bruxa extrai o
pesadelo que a criança teria e assim ela só tem lindos sonhos. O pesadelo fica
com a bruxa. Entenderam o porquê do nome dela?!
A bruxa Pesadelo e suas
amigas bruxas se reúnem na floresta para o banquete e depois de toda
comemoração, a bruxa de barriga cheia, pega sua vassoura mágica e voa
como louca varrida, feliz da vida por ter protegido as crianças dos pesadelos.
Voa, voa, voa para seu castelo no alto de uma colina.
A bruxa Pesadelo é uma bruxa
do bem que só quer o bem das crianças e a bruxa adora quando vê uma
criança se fantasiando de bruxa para comemorar o Halloween. Você sabe o
que é o Halloween? Bem, essa história, a bruxa Pesadelo contará uma
outra hora.
Fabiana Simões
2º exemplo:"Quantas vezes aparece a palavra AMARELO?"
Era uma vez uma boneca de pano
que tinha um vestido amarelo que ficava guardada num quarto amarelo. Ela
gostava de passear no jardim amarelo.
Geralmente, sua dona, Mariana,
vestia um vestido amarelo e a levava para brincar no jardim amarelo.
Lá sentavam-se em um banco amarelo que ficava no meio do jardim amarelo.
E dali elas olhavam para o sol amarelo. Depois de um tempo, a menina e
sua boneca brincavam com o carro amarelo por horas.
Quando já estava quase
escurecendo, a mãe de Mariana a chamava para comer um gostoso lanche, e elas
corriam para dentro do prédio amarelo. Na mesa, a mãe dela sempre
colocava o garfo amarelo, o prato amarelo e o copo amarelo, esta
era a cor preferida tanto da menina quanto de sua boneca de pano amarelo. De
lanche tinha sempre queijo amarelo, pão e suco de abacaxi que também é amarelo.
Após, o lanche, as duas corriam
para tomar banho no banheiro amarelo. Mariana vestia seu pijama amarelo,
deitava-se na cama de lençol amarelo e dormia com sua boneca de pano
amarelo. E, assim era o dia de Mariana e sua boneca de pano amarelo.
Fabiana Simões
Além da tarefa de contar quantas vezes a palavra repetida aparece, ainda podemos realizar interpretação de texto, e pode-se pedir que o aprendente ou o aluno reescreva o texto evitando as repetições a fim de estabelecer uma melhor coesão e coerência.
As possibilidades são infinitas, basta usar a criatividade e de forma lúdica estimular e desenvolver diversas habilidades cognitivas.
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