domingo, 29 de novembro de 2020

A importância de ensinar a metacognição ao aprendente

    Antes de entendermos a importância de ensinar a metacognição, precisamos entender o que ela representa. De acordo como o Dicionário Online de Português, o prefixo meta significa aquilo que se quer alcançar, finalidade, objetivo; já a palavra cognição significa aquisição de conhecimento, ação de conhecer, de perceber, de ter ou de passar a ter conhecimento sobre algo. Ou seja, é o processo de como alcançar o conhecimento de algo.

    A metacognição foi definida por John Flavell nos anos 1970 como o conhecimento que as pessoas têm sobre seus próprios processos cognitivos e a habilidade de controlar esses processos, acompanhando, ordenando e alterando-os para realizar objetivos concretos. Segundo Stermberg (2000, p.233), metacognição "é a capacidade de ponderar  nossos próprios processos de pensamento e meios de melhorar nosso raciocínio."

    Portanto, metacognição é a consciência que temos do que estamos aprendendo e de como vamos aplicar esses conhecimentos, transformando-os em reais e concretos. 

     Algumas pessoas aprendem só ouvindo, outras precisam escrever, outras precisam ler... Ou seja, cada indivíduo tem uma forma de aprender e de se adaptar a uma realidade com recursos diferenciados de acordo com suas características e preferências. Daí a importância de estimularmos em nossos alunos, eles entenderem como eles aprendem.

    A metacognição é importantíssima quando nos referimos à aprendizagem seja escolar ou não. Pois auxilia o aprendente a aprender como se aprende porque dessa forma ele será capaz de planejar suas ações futuras baseado nos conhecimentos adquiridos e também identificará suas próprias dificuldades e assim procurará métodos mais eficazes para superar essas dificuldades. 

        A metacognição possui três elementos básicos: desenvolvimento de um plano de ação, monitoramento desse plano e por último a avaliação desse plano, a fim de verificar se a aprendizagem foi concretizada. 

    Esse processo auxilia o aprendizado do aluno e por essa razão deve ser treinada e estimulada em sala de aula. O automonitoramento permite ao aluno perceber que está com dificuldade antes das avalições dos professores e buscar ajuda para corrigir isso. Porém, quando o aluno não tem essa prática, ele apenas perceberá suas dificuldades quando receber a nota da avaliação feita pelo professor. 

    Perceba que as avaliações realizadas pelos professores são de extrema importância, pois é por meio delas que o corpo docente será capaz de verificar o andamento da turma, de cada aluno, de sua metodologia, se será possível avançar ou se será o momento de retroceder em determinado assunto. Contudo, quando o aluno desenvolve essa habilidade é possível intervir antes de um baixo rendimento escolar. 

    Além disso, a metacognição estimula a motivação do aluno em aprender, visto que ele precisa ser ativo no processo ensino aprendizagem. 

    Mas, como ensinar o aluno a desenvolver essa habilidade? Citarei algumas técnicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula que permitirão ao aluno entender qual a melhor maneira que ele atinge o conhecimento e se ele está efetivando a aprendizagem. 

- anotações durante a explicação,

-  mapas conceituais,

- resumos escritos ou gravados da matéria;

- destacar com marcador de texto os pontos mais importantes;

- auxiliar o aluno a correlacionar saberes (ou seja, relacionar o conteúdo novo a outro já adquirido)

- questionar o estudante como se chega à solução de uma determinada atividade, que caminhos ele pode usar para atingir o objetivo proposto do exercício;

- levar o aprendente a relacionar o conteúdo em estudo à pratica do mesmo na vida (pois muitos alunos por não entenderem em que situação eles colocarão aqueles conceitos em prática, perdem a motivação);

- autoavaliação ao final da aula (para que ele perceba se atingiu as habilidades que deveriam ser alcançadas com aquele determinado assunto, se ele conseguiu realizar os exercícios propostos pelo professor ou se durante a realização dos mesmos ele apresentou dúvida, se houve, foram sanadas ou a dúvida persiste? Como ele alcançará o conhecimento? Que estratégias o aluno usará para atingir o conhecimento?)

    Esse automonitoramento do aluno também auxilia o professor a perceber o nível do seu corpo discente. Quando o professor induz o aluno ao autoconhecimento, o mesmo é capaz de perceber quando as dúvidas começam e como elas poderão ser sanadas. Portanto, é papel do professor induzi-los quanto à melhor forma de aprendizagem, levando-os a refletir sobre os fenômenos estudados, e a buscar o que ainda falta para efetivar o aprendizado.   

    Porém essa estimulação da metacognição deve acontecer desde a primeira infância, não devemos apresentar a solução pronta para criança, devemos ajudá-la a pensar na melhor estratégia de atingir seu objetivo, e dessa maneira os estudantes ganham confiança na resolução dos problemas, percebem que são capazes. Isso é fundamental no processo ensino aprendizagem. Devemos sempre partir do que as crianças já conseguem fazer e aos poucos introduzir questões mais complexas, todavia, sempre perguntando o que fazer, como fazer, qual é o melhor caminho, ou seja permitindo que a própria criança perceba o melhor meio para se chegar à resposta. Isso também pode e deve ser realizado em casa pelos pais. Lembrando, que escola e família é uma parceria rumo ao sucesso do educando. 

    A criança que se utiliza da metacognição passa a: usar o conhecimento de forma mais organizada, elaborar e executar projetos com mais eficiência, ser mais criativa, lidar mais com as dificuldades, conhecer melhor suas potencialidades e fragilidades, como também, melhorar seu desempenho tanto escolar quanto na vida. Pois esse é um aprendizado que será levado para o mundo fora do âmbito escolar.  

    Portanto, é por meio da metacognição que o aluno desenvolverá autoconfiança e habilidades de comunicação, compreensão, organização, planificação, avaliação, além de superar dificuldades encontradas no trajeto escolar. 

    Logo, a chave para o desenvolvimento de tais habilidades no corpo discente, está na  formação do corpo docente para que tenha o entendimento da importância de ensinar e de como ensinar a metacognição. 


Referências:

STERMBERG, RJ. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed. 2000. 

FLAVELL, J.H.(1976). Metacognitive Aspects of Problem solving. In L.B. Resnick (Ed.), The Nature of intelligence (pp.231-236). Hillsdale, NJ: Erlbaum

FLAVELL, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, 34, 906 – 911.

https://www.dicio.com.br 

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