terça-feira, 24 de novembro de 2020

Você sabe como o cérebro aprende?

O ambiente externo envia estímulos o tempo todo ao nosso cérebro através dos cinco sentidos, entretanto só alguns nos chamam a atenção e são filtrados para a memória de trabalho (uma das funções executivas: tópico já descrito por mim neste blog – leia também) localizada no córtex pré-frontal. Essas informações funcionam como imãs trazendo da memória de longo prazo informações relacionadas às atuais.

Quando raciocinamos as mensagens novas e antigas começam a se conectar e a cada repetição do processo as conexões vão se fortalecendo até que essas informações que eram novas, passam a fazer parte da memória de longo prazo, ou seja, a aprendizagem foi efetivada e assim a memória de trabalho passa a ficar liberada para processar novas informações e dessa forma somos capazes de aprender novos assuntos.

Quando decoramos, esquecemos porque não houve repetição suficiente para transformar o estudo em memória de longo prazo.

Entretanto, é importante que o mediador desse processo de ensino aprendizagem lance mão de diferentes estratégias de ensino porque, embora, o cérebro humano seja anatomicamente igual, funcionalmente é diferente, pois cada um aprende de uma forma levando em conta sua vivência e os estímulos que teve ao longo de sua vida. Além disso, o conteúdo em estudo precisa ter significado, estar contextualizado com as vivências do aluno para que a memória se consolide. 

Por isso é importante que o estudante ou a pessoa que aprende, seja o agente ativo desse processo porque para consolidar o objeto de aprendizagem na memória de longo prazo é importante que o mesmo esteja atento, motivado e focado no assunto em estudo.  

Então, não perca tempo e reforce suas conexões e transforme as novas informações em memória de longo prazo e bons estudos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...