sábado, 21 de novembro de 2020

O que é a psicopedagogia? Onde o psicopedagogo pode atuar?

                A psicopedagogia é a união de duas ciências: a Psicologia e a Pedagogia. Seu objeto de estudo é a aprendizagem humana. Podendo atuar tanto em clínicas quanto instituições como escola, empresas, hospitais, ou seja, onde tiver aprendizagem, será seu campo de atuação.

         A psicopedagogia, no Brasil, é uma especialização lato sensu, ou seja, um curso de pós-graduação. Mas, para atuar em clínicas e/ou instituições é necessário que o profissional faça pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional.

            De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, artigo 2, poderão exercer a atividade de psicopedagogia no país, psicólogos, pedagogos e graduados em licenciatura que tenham concluído o curso de especialização em Psicopedagogia (com duração mínima de 600horas). *

            O Psicopedagogo clínico por meio de sua avaliação e diagnóstico identifica a melhor forma de aprender, assim como o que pode estar causando o bloqueio ou a dificuldade na aprendizagem. Portanto, ele é um facilitador da aprendizagem, a fim de torná-la mais prazerosa. Porém, o psicopedagogo também atua de forma preventiva, detectando as dificuldades de aprendizagem antes que elas se instalem. Daí a importância da intervenção precoce.

 O psicopedagogo clínico trabalha em consultório atendendo crianças, adultos e idosos, pois a aprendizagem ocorre em todas as fases da vida.  

Já o psicopedagogo institucional na escola atua com assessoria pedagógica, dá assistência aos professores, assim como a outros profissionais da instituição escolar a fim de melhorar ou prevenir o processo de ensino-aprendizagem.

O psicopedagogo hospitalar atua em todo o processo de hospitalização, ajudando o paciente a aprender sobre si mesmo, sobre como ajudar-se em sua cura, como e porque aceitar e fazer uso das medicações, além disso atua com o desenvolvimento integral desse paciente e com a manutenção de sua aprendizagem que possibilitará sua reinserção na vida escolar, ou profissional após o seu processo de alta. Também age como o interlocutor nas relações interpessoais da escuta ao paciente e a sua família, bem como aos profissionais da equipe, através de uma atuação que favoreça o atendimento em uma visão integrada biopsicossocial em saúde.

E por fim, o psicopedagogo empresarial atua na gestão educacional, ao lado dos profissionais de recursos humanos e sua ação se dá no sentido de facilitar a construção e compartilhar o conhecimento, incentivando novas formas de relacionamentos, criando coesão entre o comportamento de gestores e colaboradores.

Portanto, um campo amplo de atuação e de extrema importância visto que intervém nos problemas de aprendizagem, ensinando o aprendente o aprender a aprender, assim como busca soluções para situações como evasão escolar e auxilia na inclusão escolar. Atividade que amo e me orgulho muito de fazer parte.

 

Referência:

*https://www.abpp.com.br/documentos_referencias_regulamentacao_do_exercicio_da_atividade_em_psicopedagogia.html  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como elaborar o PEI - Plano Educacional Individualizado?

    Início do ano letivo, momento de planejar as aula, de conhecer os alunos e claro, preparar o PEI para aqueles alunos que necessitam de u...